Sobre


Apresentação e justificativas

A utilização de imagens é algo imprescindível e amplamente disseminado em estudos ambientais, por permitir identificar fenômenos e processos, como fragmentos de vegetação, ravinas e voçorocas, e ocupação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), desmatamento, dentre outros. A análise temporal é um dos principais produtos do uso de imagens, pois permite acompanhar a evolução de fenômenos ou avaliar a ocorrência de impactos na paisagem. Essas imagens podem ser produtos de aerofotografias, imagens de satélite ou obtidas por drone.

O curso de uso de drones em laudos ambientais representa uma ótima oportunidade de atuação para profissionais que desejam ingressar na área ambiental, ou que queiram aprimorar seus conhecimentos. As imagens geradas pelos drones permitem amplo uso em estudos ambientais e auxiliam na identificação de fenômenos e processos, assim como na averiguação da ocorrência de um dano ou crime ambiental.


Objetivos

O objetivo do curso é fornecer conhecimento teórico e prático sobre a utilização de imagens de drones em análises ambientais, focando na utilização dessa ferramenta em laudos ambientais.

Ao trazer conhecimentos sobre manuseio de drones, utilização e manipulação das informações obtidas, técnicas de análise de imagens, aplicação das ferramentas e resultados em estudos de casos relacionados às perícias ambientais, pretende-se conceituar os principais aspectos relacionados à utilização de drones, e aplicação das diversas técnicas utilizadas nesse campo na área ambiental.


Estrutura do curso

O uso de drones em análises ambientais:

Uso de drones na área de meio ambiente: histórico, conceitos, princípios, classes e categorias de drones. Sensoriamento remoto. Planejamento de voos. Apresentação de estudo de caso. Operação dos equipamentos em campo. Noções gerais do processamento de imagens. Monitoramento e mapeamento de paisagens.

Perícia ambiental com imagens de drone:

Aplicação e utilização das imagens de drones na área ambiental. Estudo de caso. Análises ambientais aplicadas ao estudo de caso. Elaboração de Laudos ambientais.

Professores

Celso Maran de Oliveira
Vandoir Bourscheidt
Mayra de Moraes Cavaliere
Leandro José Oliveira


Outras informações

Destinado a profissionais atuantes na área ambiental, peritos judiciais e estudantes, o curso de uso de drones em análises ambientais terá aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, aulas práticas com manipulação de drone e elaboração de laudo pericial. Serão disponibilizados textos para leituras, como forma complementar à formação do aluno.

As aulas presenciais serão ministradas aos sábados (29/06 e 06/07 de 2019), no período diurno (das 8 às 17hs, com intervalo para almoço das 12 às 13hs).

Carga horária: 24 horas, sendo 16 hs presenciais e 8 hs em atividades extraclasse (o material complementar será disponibilizado online).

Valor do investimento: R$ 500,00.


Haverá certificado de conclusão emitido pela FAI/UFSCar.

https://box.ufscar.br/32-o-uso-de-drones-em-laudos-ambientais